O uso dos Canais digitais nos processos de cobranças automatizadas.

O uso dos Canais digitais nos processos de cobranças automatizadas.

Realizar cobranças não é nada fácil e embora as notificações sejam essenciais  aos negócios,  muitas empresas ainda não compreenderam a importância em investir nas soluções  tecnológicas e digitais para ter êxito  e atingir o principal objetivo que é a recuperação da dívida pelos credores.

 

A implementação de processos digitais no departamento de cobrança traz inúmeros benefícios à empresa. O aumento da produtividade, e a redução dos índices de inadimplência são apenas alguns  exemplos das melhorias que se pode alcançar por meio das cobranças digitais.

 

O sucesso de qualquer  empresa está claramente ligado às relações que ela tem com seus clientes, por isso, é essencial ao departamento financeiro dispor de instrumentos que possibilitem uma ótima comunicação com os consumidores.

 

Para estabelecer uma comunicação eficiente é essencial que  haja uma boa estrutura no departamento de cobranças, utilizando ferramentas  automatizadas que permitam uma melhor organização das tarefas e exploração de variados canais de comunicação promovendo as etapas  de cobrança com riqueza de informações.

 

Automatização das cobranças

 

Muitos  processos de cobrança podem ser realizados de maneira automatizada através das plataformas e  por meio  de sistemas que  otimizam a rotina de trabalho e potencializam os resultados  com uso de diversos canais digitais de cobrança   substituindo muitas  das   tarefas manuais por sistemas inteligentes.

 

Algumas  plataformas  permitem a integração dos canais de cobrança realizando os processos rapidamente e  sem a necessidade de intervenção humana. O sistema também possibilita o envio de lembretes em caso de atraso, evitando uma nova inadimplência.

 

Canais digitais

 

Os canais digitais  são  instrumentos eficazes na comunicação com o cliente e tudo isso se deve a popularidade entre muitos consumidores que preferem o atendimento digital e  já estão familiarizados com o formato de  negociação online.     

 

Com as digitais tornando-se cada vez mais usuais, muitos clientes realizam pagamentos através dos  aplicativos bancários de maneira imediata após o recebimento da  cobrança. Através dos canais digitais de cobranças, é possível enviar o boleto de forma simples e ágil e recuperar valores rapidamente. 

 

Atualmente há muitos canais digitais de cobrança  acessíveis  no mercado, por isso,  é essencial conhecer as  características de cada um,  assim como, suas possibilidades e limitações. Somente desse modo é possível escolher as ferramentas que melhor se adaptem ao seu negócio. vejamos abaixo algumas opções:

 

WhatsApp Business

 

O WhatsApp pode ser utilizado com estratégia de cobrança trazendo bons resultados, graças a sua popularidade e comunicação rápida com o cliente. 

 

O aplicativo de mensagens instantâneas  possui muitos  benefícios, como a rapidez no envio das mensagens,  mais  economia e a possibilidade de receber um retorno quase instantâneo, também promove um bom relacionamento com o cliente através da cobrança passiva, dando a ele  a possibilidade de negociar espontaneamente.

 

A versão Business, permite personalizar o atendimento com a utilização de um único número de telefone para dar suporte a todos os clientes. A ferramenta também possibilita a criação de respostas automáticas e o envio de meios de pagamento como códigos pix e  boletos para pagamentos, por exemplo. 

 

E-mail

 

O e-mail é o instrumento de comunicação mais utilizado entre os canais digitais de cobrança. Esse canal possui muitas vantagens  sendo uma delas a possibilidade de rastrear  dados de envio, falhas e abertura de e-mails, que possibilita desenvolvimento de estratégias com comunicação personalizada, além de mensurar  os resultados obtidos.

 

Portal de autoatendimento

 

O portal de autoatendimento é um canal de acesso da empresa  em que  o usuário acessa rapidamente  suas informações e realiza pagamentos, podendo contar  chat automático.

 

O objetivo deste tipo de ferramenta é permitir ao  departamento  de cobranças menos dependência dos atendimentos via telefone para realizar atendimentos, renegociações, prorrogações de pagamento e envios de meios de pagamento em um CRM especializado em que seja possível disponibilizar notas fiscais, propostas de negociação e informe de pagamentos,  entre outros.

 

O portal de atendimento também possibilita a comunicação  automática via chat com os  clientes  que optarem por negociar suas pendências com atendimento online.

 

SMS

 

Essa ferramenta permite um contato rápido com o cliente, além de ser um meio eficaz  e de enviar cobranças.  

 

Uma ótima maneira  de economizar, através do sistema de  automação de envios de SMS em massa que apresentam baixo custo e boa produtividade. Além disso,  as mensagens SMS podem ser disparadas automaticamente através das métricas,  por meio de  campanhas ou de maneira  individualizada, otimizando a comunicação e centralizando todos os contatos realizados  com os clientes numa mesma  tela.

 

Cobrança integrada através de múltiplos canais

 

Investir em canais de cobrança integrados é uma boa opção para se  ter êxito nos processos e obter resultados positivos nas cobranças e recuperação de valores.

 

Um dos objetivos desse sistema  é facilitar o uso e permitir a inteligência de dados por meio de um CRM,  gerando mais  resultados  ao setor de cobranças.

 

O sistema integra todas as inovações em cobrança do mercado e permite que  as empresas desfrutem desses recursos. Desse modo,  é possível acessar facilmente os dados consolidados alcançados pelos canais digitais através de uma única plataforma.

 

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