O que é cobrança online ou digital

O que é cobrança online ou digital. Conheça as vantagens e saiba como implementar essa tecnologia em sua empresa.

A cobrança digital tem ganhado cada vez mais espaço e torna-se cada vez mais indispensável. Tudo isso se deve às transformações tecnológicas que vivemos nos últimos anos, também ao fato de as pessoas estarem cada vez mais conectadas. 

 

 

De acordo com IBGE, 82,7% dos lares brasileiros têm acesso à internet, a mesma pesquisa  também destaca que o acessos se dão na maior parte do tempo através dos dispositivos móveis, sendo o principal deles o celular. 

 

Diante dessa realidade em que as pessoas estão cada vez mais conectadas à internet e realizam suas atividades por meio de dispositivos móveis, as  empresas compreendem cada vez mais   a importância de investir tecnologias digitais e também em  novos meios para realizar cobranças, como  aplicativos e tecnologias automatizadas como soluções que atendam às novas demandas.

 

A cobrança digital ou online, é uma ferramenta que reduz a inadimplência e se destaca pela praticidade de sistemas automatizados, que reduz gastos e melhora a comunicação com o cliente.

 

Neste artigo, iremos explicar sobre a cobrança digital ou online e os principais benefícios para as empresas, e como esse instrumento ganha cada vez mais espaço no mercado.

 

O que é cobrança online ou digital?

 

A cobrança digital tem como principal objetivo tornar mais eficiente os processos de cobrança e consiste na utilização de  diferentes meios digitais para recuperação de crédito

 

As cobranças online são automatizadas e podem  ser realizadas de várias maneiras, notificando o cliente seja por meio de aplicativos, por SMS, Whatsapp, e-mail, redes sociais, Facebook Messenger, entre outros, tornando a comunicação com cliente mais assertiva.

 

Por que aderir a um sistema de cobrança online ou digital?

 

Embora  o celular seja o dispositivo móvel mais utilizado por boa parte da população, sabemos que as cobranças telefônicas não são o meio mais efetivo de realizar cobranças, além disso o contato telefônico está aos poucos sendo substituído pelos meios digitais devido às mudanças nos hábitos dos clientes  e  ao  fato de as  pessoas estarem  cada vez mais conectadas à internet.

 

Sabemos que a inadimplência atrapalha a movimentação de caixa de qualquer  empresa, além disso a  realização de cobranças demanda de custos, por isso, é fundamental ter um sistema eficiente  e efetivo e que aumente a produtividade e pagamento de dívidas por parte dos consumidores.

 

Uma das principais vantagens ao implementar soluções tecnológicas de cobrança está primeiramente na melhoria do relacionamento com o cliente. As cobranças digitais dão poder ao cliente, permitindo com que faça contato com assessoria de cobrança, aproximando consumidores dos serviços, rompendo as barreiras de localização e otimizando processos burocráticos. Conheça a seguir, mais algumas vantagens da cobrança digital para empresas:

 

Otimização do trabalho e aumento da produtividade

 

As cobranças tradicionais necessitam de mão de obra direta para realizar ligações ao cliente, obrigando o  atendente a focar em uma única tarefa. 

 

A cobrança digital torna todo o processo financeiro mais rápido e assertivo. Os  envios das notificações, faturas e boletos são realizados automaticamente, permitindo atender clientes simultaneamente, aumentando a produtividade dos funcionários e melhorando os resultados do negócio.

 

Redução de custos

 

Ligações custam caro a empresa, além de não ser o meio mais efetivo de realizar cobranças.

 

No sistema de cobrança online, as notificações são feitas através dos meios de comunicação mais efetivos, além disso os meios tecnológicos custam mais barato.

 

Celeridade nos processos

 

Quanto mais rápida for feita a cobrança, mais chances de o cliente realizar o pagamento da dívida. Por isso as cobranças digitais são mais eficazes, enviadas por meio de SMS, WhatsApp e  E-mail, por exemplo, são os meios rápidos de notificar o cliente. Além disso, a ausência de barreiras de acesso, favorecem a melhor comunicação com o cliente, a   recuperação de dívidas e redução nos atrasos nos pagamentos.

 

Multicanais de cobranças

 

 As empresas podem utilizar diversos canais  como  meios de potencializar as chances de pagamento, poderosas ferramentas de notificação como SMS e E-mail, por exemplo,  além de eficazes, custam bem barato as companhias e possuem alta possibilidade de automação. 

 

Redução da inadimplência

 

A cobrança digital possibilita o envio de lembretes automáticos de pagamento. Dessa maneira, diminuindo os esquecimentos e contribuindo consequentemente na diminuição da inadimplência. os sistemas de cobrança digital além de aproximar o cliente dá também a ele a opção receber os lembretes nos canais de preferência podendo ocorrer via SMS, por E-mail ou via WhatsApp, por exemplo.

 

Quem pode implementar esse serviço? 

 

A cobrança digital é uma  tecnologia direcionada a todas as empresas que desejam  alcançar mais devedores de modo efetivo, reduzindo etapas de trabalho manuais e ao mesmo tempo garantindo o aumento da produtividade por meio das ferramentas automatizadas. A cobrança online melhora os processos organizacionais da equipe de cobrança, dando a ela a possibilidade de concentrar-se na realização de estratégias  e inovação.

 

Se sua empresa deseja implementar ferramentas tecnológicas e automatizadas que auxiliem nos processos de cobrança. Saiba que a   GreenSign pode ajudar! 

 

A GreenSign possui um sistema de notificação com validade legal via e-mail. Deste modo, é possível comprovar a notificação, independente se o cliente devedor abriu ou não a mensagem. Conheça nossas soluções:  Notificação por E-mail, SMS e notificação com AR e descubra como nossos serviços podem contribuir para seu sucesso!

 

Clique aqui e realize o teste grátis