cobrança digital

Cobrança digital: Conheça 7 benefícios para auxiliar na sua empresa.

Cobrança digital: Com o aumento no número de inadimplentes no Brasil, é imprescindível  investir  em ferramentas automatizadas e tecnológicas, que são um meio eficaz de realizar cobranças e reduzir a inadimplência. Essas ferramentas trazem excelentes resultados e inúmeras vantagens ao setor de cobrança e consequentemente a companhia.  

 

A cobrança digital é um excelente meio de comunicação com os inadimplentes,  evita constrangimentos, se adequa às inovações tecnológicas  e as demandas atuais.

 

O Sistema de Cobrança Digital é uma solução que oferece um controle tecnológico às  réguas de cobrança, que através meios digitais comunica as pendências ao consumidor e propõe  facilidades na hora de realizar os pagamentos em atraso.

 

Com  a transformação digital e a popularização da internet no país, telefonemas e correspondências, dois modelos populares da cobrança analógica, deram lugar às comunicações conectadas à internet.

 

A tarefa de realizar cobranças deixou de ser feita  exclusivamente através dos atendimentos telefônicos, passando a ser realizada através de SMS, E-mail, via WhatsApp, entre outros canais.

 

Dessa forma, as cobranças realizadas pelos meios digitais, além de serem mais acessíveis, são consideradas menos agressivas, além de ser um meio mais fácil de contatar o devedor e obter a resposta esperada. 

 

Como foi dito acima, muitas são as vantagens da cobrança digital, o aumento da produtividade e a significativa redução da inadimplência são apenas algumas delas.  

 

Confira 7 benefícios que sua empresa pode  conquistar ao implantar essa ferramenta,  que são: 

 

  • 1 – Cobranças automatizadas;
  • 2 – Engajamento da equipe;
  • 3 – Diminuição da inadimplência;
  • 4 – Redução dos atrasos nos pagamentos;
  • 5 – Autoatendimento;
  • 6 – Redução de custos;
  • 7 – Propicia um bom relacionamento com o cliente;

 

  • 1 – Cobranças automatizadas

 

Muitas etapas de trabalho deixam de ser realizadas manualmente, dando lugar aos recursos digitais de cobrança. A partir desse sistema, os processos são automatizados, desde o envio de notificações ao cliente e processamentos dos dados cadastrais que são continuamente atualizados, até os envio das faturas e boletos, sendo possível atender vários consumidores simultaneamente, possibilitando dessa maneira, o aumento da produtividade.

 

 

  • 2 – Engajamento da equipe

 

A cobrança digital diminui as atividades repetitivas executadas pela equipe de cobrança, possibilitando o direcionamento de seus esforços às questões mais importantes da função.

 

Desse modo, além de melhorar a fluidez dos processos relativos ao atendimento, o sistema  melhora o engajamento dos colaboradores, aumentando o comprometimento  e consequentemente o rendimento da equipe.

 

  • 3 – Diminuição da inadimplência

 

O sistema de cobrança digital permite o eficaz gerenciamento da carteira de clientes, monitorando desempenhos e atualizando dados automaticamente.

 

Também possibilita a facilitação do recebimento por meio das réguas de cobranças,  criando  alertas, enviando lembretes e  notificações personalizadas para informar uma fatura atrasada, entre outras possibilidades para uma cobrança bem sucedida.

 

Mais adiante, a melhora na comunicação com o cliente através da ferramenta digital,  possibilita examinar individualmente e  mais claramente a situação dos inadimplentes, evitando muitas vezes a abertura de ações judiciais que geralmente ocorrem lentamente e com custos elevados. Na cobrança digital a negociação ocorre de modo espontâneo,  evitando dessa maneira o constrangimento de ambas as partes e reduzindo o número de devedores.

 

  • 4 – Redução dos atrasos nos pagamentos

 

Muitas dívidas são formadas devido ao esquecimento dos clientes. Nesse sistema as notificações ocorrem de modo eficiente e por meio de variados canais de comunicação, podendo enviar as notificações através dos meios mais comumente utilizados como, SMS, por E-mail, WhatsApp, Portal de  atendimento, entre outros. Em consequência  da utilização dessas facilidades há uma significativa  redução nos pagamentos em atraso.

 

  • 5 – Autoatendimento

 

O autoatendimento é um serviço bastante efetivo,  geralmente  disponibilizado através dos canais de cobranças e  disponível 24 horas, adaptando-se ao dia a dia do cliente. Essa interação tem a finalidade de acompanhar a rotina do consumidor,  que além de dar mais autonomia e menos dependência da intermediação humana nos atendimentos, também possibilita um  considerável aumento nas conversões.

 

  • 6 – Redução de custos

 

 A adoção de um sistema de cobrança automatizado  possibilita   uma significativa diminuição da mão de obra humana gastando menos nas operações, outro ponto positivo está na diminuição de erros humanos.  

 

Além disso, fazer cobranças exclusivamente através do telefone custa mais caro a companhia e nem sempre se tem o retorno desejado. Por meio das cobranças digitais a comunicação é mais efetiva e realizada através dos canais mais utilizados, garantindo mais resultados e redução dos  custos.

 

 

  • 7 – Propicia um bom relacionamento com o cliente

 

As cobranças digitais são bem aceitas  e oferecem muitas facilidades aos clientes.  Na hora de negociar os débitos, a ferramenta propicia  a redução da  intervenção humana e dá   privacidade, diminui as chances de constrangimentos e dá ao consumidor mais liberdade para negociar de acordo com a possibilidade. Além disso, a ferramenta disponibiliza uma ampla abertura à renegociação e abordagem  gentil e eficiente que contribui na  recuperação dos valores e melhora positivamente a  imagem da empresa.

 

Dessa maneira,  aumentam-se as chances desse usuário manter-se junto a  carta de clientes adquirindo novos produtos e serviços

 

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