7 Dicas para reduzir a inadimplência

7 Dicas para reduzir a inadimplência: Descubra as melhores dicas para auxiliar sua empresa nesse processo.

Reduzir a inadimplência é um dos principais desafios enfrentados por boa parte das companhias, esse problema afeta o desempenho e impacta economicamente. Por isso, entender como diminuir o percentual de clientes inadimplentes é fundamental para o desenvolvimento dos negócios.

 

Para devolver  o equilíbrio financeiro às organizações é importante criar estratégias que atendam todos os perfis de inadimplentes, investir em boa comunicação  e  ferramentas automatizadas para otimizar as etapas de trabalho por meio da cobrança digital.

 

No artigo abaixo iremos apresentar algumas estratégias para reduzir as taxas de inadimplência e auxiliar na organização dos processos de cobrança e saúde financeira de sua empresa.

 

7 Dicas para reduzir a inadimplência :

 

 1- Automatização das cobranças

 

Para diminuir o percentual da inadimplência é fundamental a modernização do setor de cobranças, inserindo ferramentas automatizadas e tecnológicas que  melhoram a performance e otimizam o trabalho por meio da cobrança digital.

 

Empresas que trabalham com grande volume de clientes  têm a rotina facilitada através do sistema de automação, liberando a equipe de cobranças mais tempo para análise de perfil de clientes e dos relatórios gerados. 

 

A automação também possibilita a integração dos sistemas e  viabiliza os envios de notificações que alertam o cliente quando a data  do vencimento se aproxima,   evitando a formação de dívidas posteriores. 

 

Além disso, é essencial ter uma boa estrutura no departamento de cobranças, utilizando ferramentas  tecnológicas que permitam uma melhor organização das tarefas, diminuição de tarefas manuais e diminuição de custos.

 

 2- Comunicação Através dos canais digitais

 

O sucesso de qualquer  empresa está claramente ligado às relações,  por isso, é essencial ao departamento financeiro dispor de instrumentos que possibilitem uma boa comunicação com os consumidores.

 

Os canais digitais são meios eficientes para estabelecer uma boa comunicação com os consumidores que preferem o atendimento digital e  já estão familiarizados com a  negociação online.

 

3- Disponibilizar um SAC- Serviço de Atendimento ao Consumidor

 

O SAC é um meio eficaz para relacionar-se com o cliente. Com a implantação desse sistema,  é possível que o consumidor estabeleça contato e indique os motivos para um não pagamento e busque pela negociação ou renegociação dos débitos, mantendo a comunicação através de canais digitais como: WhatsApp, Chats, Chatbot e SMS, entre outros.

 

4- Sistema de gestão de clientes

 

Controlar clientes por meio de planilhas de excel, tem ficado cada vez mais no passado, por ser um meio de manter o controle e acesso de dados.

 

O sistema de gestão de clientes concentra todos os dados em um só lugar, além de utilizar recursos tecnológicos como dashboards e relatórios personalizados que expõem resultados, que auxiliam na tomada de decisão.

 

5-  Régua de comunicação

 

Através da automatização de lembretes aos contatos, é possível enviar automaticamente as notificações de cobranças para o email do cliente gerando lembretes antes que ocorra o vencimento da fatura.

 

A utilização de  múltiplos canais como SMS e Email para envio de lembretes incentiva o pagamento da dívida e evita a cobrança direta através de contatos telefônicos.

 

 6- Ter uma política clara de pagamento

 

Para reduzir a inadimplência é importante manter acordadas formas e datas de pagamento com o seu cliente. Oferecer informações claras é a melhor maneira de realizar uma boa  negociação para ambas as partes. Também é imprescindível  formalizar  todas as informações em contrato, fornecendo mais detalhes  por e-mail. 

 

7- Análise e consulta de crédito

 

 A análise de crédito é um meio que  possibilita à empresa conhecer o potencial de cada cliente. Através de uma  análise   com base na renda e comportamento do consumidor no mercado,  a companhia tem a possibilidade de  prever se ele irá ou não realizar os pagamentos.

 

Atualmente existem variadas plataformas que realizam esse tipo de análise, bastando inserir o CPF  ou CNPJ do consumidor para rapidamente consultar todas as informações necessárias. É possível verificar se a pessoa tem pendências de pagamentos, protestos e participação de sociedade em outras atividades.

 

Vimos acima algumas ferramentas que contribuem para a redução e também na prevenção da inadimplência. Ressaltando a importância de estabelecer uma boa comunicação com o consumidor e como é imprescindível dispor de ferramentas que otimizem esse trabalho e facilite a rotina corporativa.

 

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